O que é e como surgiu o altruísmo

 

altruísmo é um termo bastante conhecido e que é empregado em diversas situações, mas nem sempre as pessoas o utilizam corretamente, visto que tendem a confundir o seu significado com o de outros termos como benevolência, caridade e principalmente solidariedade.

Entender o que de fato é o altruísmo é muito importante para conseguir desenvolver cada vez mais essa virtude em nós mesmos, e ajudar outras pessoas nessa jornada de desenvolvimento.

Por isso, neste texto vamos explicar melhor o que é e como surgiu o conceito de altruísmo. Assim, você pode se conhecer melhor e saber se essa virtude já faz parte de sua vida. Confira!

Qual é o significado de altruísmo?

Em sua definição, a palavra altruísmo - que deriva da palavra altruisme, em francês, criada pelo filósofo francês Auguste Comte, em 1830 - é um modo de viver que leva as pessoas a se dedicarem aos outros.

Augusto Comte também afirmou que o altruísmo não se trata de algo divino ou sobrenatural, mostrando que é uma característica que pode ser desenvolvida em qualquer pessoa, independente de sua crença e religião.

Ser uma pessoa altruísta, é colocar o bem-estar das pessoas como um objetivo de vida, pensando primeiramente no outro e depois em si mesmo, excluindo totalmente o egoísmo de seus pensamentos e atitudes.

Viver uma vida completamente livre do egoísmo e outros sentimentos negativos inerentes ao ser humano é muito difícil, afinal, somos todos humanos. Mas aprender a dominá-los e controlá-los é o que faz a diferença.

Qual a diferença entre solidariedade e altruísmo?

De uma maneira geral, a grande diferença entre altruísmo e solidariedade é o fato de que o primeiro torna-se uma característica da pessoa, enquanto a solidariedade se caracteriza por ações isoladas, mesmo que frequentes.

Portanto, mesmo que uma pessoa realize boas ações de vez em quando, como um trabalho voluntário ou uma doação, ela não pode ser considerada altruísta se não vive o altruísmo em seu dia a dia.

Ou seja, sempre praticar a empatia, controlar o egoísmo e fazer de tudo para garantir o bem-estar alheio, ajudando o próximo sem nenhum tipo de interesse em troca.

Conheça a AltruS, uma plataforma que te ajuda a exercitar o altruísmo

Se você tem vontade de se dedicar a alguma causa e doar seu tempo livre para contribuir com o bem-estar de outras pessoas, mas não faz ideia de por onde começar, a AltruS pode ajudar você.

Somos uma startup de tecnologia social que tem como missão conectar pessoas que desejam ajudar iniciativas sociais a instituições e causas sociais que precisam de ajuda.

Você pode ajudar uma causa tanto com o seu tempo quanto com doações, ou ainda dar voz à causa que você apoia, encontrando outros voluntários e apoiadores para ajudá-lo.

A plataforma é bem simples e intuitiva e funciona com o sistema de “matchs”, ajudando-o a encontrar a instituição mais alinhada com os seus propósitos e valores ou vice-versa.

Quer desenvolver o altruísmo em sua vida e fazer parte dessa rede do bem? Cadastre-se em nossa plataforma!


;
;