Como ajudar animais abandonados: passo a passo!

Apesar de serem considerados amigos e companheiros em muitas horas, alguns animais, como cães, gatos e coelhos, acabam deixados nas ruas pelos antigos donos. Mas como ajudar animais abandonados e fazer algo para reverter esta situação tão cruel?

O abandono de animais ainda é uma prática comum no dia a dia, mesmo sendo enquadrado como crime ambiental. Segundo o artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais, o ato de maus-tratos pode ocasionar a prisão por 3 meses a 1 ano, além do pagamento de multa.

No entanto, o risco de prisão não é muito conhecido e isso não impede o abandono. Portanto, saber como proteger os animais é um desafio para a sociedade.

Veja como ajudar animais abandonados a encontrar um lar

São inúmeros os motivos que levam as pessoas a abandonarem os animais domésticos. Seja por questões financeiras, falta de tempo para o cuidado ou simplesmente maus-tratos mesmo.

Mas o que fazer ao encontrar um animal abandonado na rua? Confira abaixo 5 ações que você pode realizar para ajudar os bichinhos.

1) Leve ao veterinário

O primeiro passo é levar o animal abandonado à uma clínica. No local, o veterinário irá verificar as condições de saúde dos bichinhos, além castrá-los, caso seja necessário. Também serão feitos os controles de pulgas e carrapatos e a vacinação completa.

Estes procedimentos iniciais são fundamentais e contribuem para uma adoção futura. Quem não tem condições financeiras pode procurar um hospital veterinário público, que também presta este tipo de serviço.

Leia tambémComo preservar o meio ambiente com atitudes simples?

2) Compre itens básicos

Outra forma de como ajudar animais abandonados é a compra de itens básicos para os bichinhos. Por exemplo: ração, areia higiênica em caso de gatos e algum brinquedo para distrair o animalzinho.

3) Providencie acomodações

Caso você não possa ficar com o bichinho, acomode-o em um local confortável, limpo e seguro com água e ração disponíveis. Enquanto isso, você pode buscar um lar temporário para o gato, cachorro ou coelho.

O ideal é procurar entre amigos e conhecidos quem pode ficar com o animalzinho. Para isso, a internet é uma excelente aliada. Também vale a pena pesquisar causas sociais que possam ficar com os animais ou encontrem pessoas interessadas.

4) Divulgue nas redes sociais

Com o bichinho bem-tratado, tire fotos e divulgue nas redes sociais para adoção. Atualmente, existem inúmeros grupos e páginas que ajudam a disseminar as informações pela internet.

5) Busque por feiras de adoção

As feiras de adoção podem ser um bom caminho de como ajudar animais abandonados. Estes eventos costumam reunir muitas pessoas, que procuram bichinhos para a família.

Por isso, verifique as mais próximas da sua residência, entre em contato com os organizadores e veja os critérios de participação. Dessa forma, você poderá ajudar a unir futuros tutores com animais em busca de um lar.

Leia tambémComo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável atuam para promover causas sociais

Como ajudar animais abandonados: seja um voluntário

Além das ações acima, você pode ajudar a causa da proteção animal e instituições que acolhem bichinhos desamparados.

Coelha Chica, por exemplo, é um projeto social que atua na assistência a coelhos abandonados e/ou em situação de risco, recuperando os animais para adoção responsável.

A ação consiste em procurar adotantes para os coelhos abandonados, encaminhar os bichinhos para o veterinário, divulgar mutirões de castração, entre outras.

Já o projeto Enquanto Houver Chance busca mudar a realidade dos animais abandonados. Assim, possibilita vida digna e melhores condições para os bichinhos resgatados.

Há diversas opções de como ajudar animais abandonados:

  • Voluntariado em projetos de proteção animal;
  • Apadrinhamento de cães, gatos e coelhos;
  • Doação de dinheiro para ações sociais;
  • Doação de itens básicos como ração e medicamentos.

Você conhece a AltruS?

Estas causas contam com o apoio da AltruSstartup de tecnologia social que tem como missão unir pessoas que querem ajudar com instituições que precisam de auxílio.

Ser um voluntário é uma forma de como ajudar animais abandonados. Os projetos acima precisam de muitas doações e também necessitam do tempo dos voluntários para realizar mutirões de limpeza e organização dos espaços, por exemplo.

Para ser um voluntário, é muito simples. Basta preencher este formulário aqui, encontrar a causa com a qual você se identifica e ver a melhor maneira de contribuir.


;
;