Como ajudar as pessoas com trabalho voluntário

Dedicar tempo e esforços a uma causa. Oferecer o que há de melhor em sua vida em favor dos outros. As frases anteriores mostram o que é o voluntariado. E você já pensou em como ajudar as pessoas por meio da realização de um trabalho voluntário?

O voluntariado é fundamental na nossa sociedade atual, que tem inúmeras necessidades. Basta olhar para o lado que sempre haverá uma ação que precisa de ajuda, seja ela material ou até mesmo presencial.

No Brasil e no mundo, existem diversos projetos voltados para promover a igualdade e proporcionar melhores condições de vida. Por isso, o trabalho voluntário é tão importante para saber como ajudar as pessoas.

Como ajudar as pessoas sendo um voluntário

O voluntariado é um ato de amor, respeito, compaixão, justiça e solidariedade para com o próximo. Seja uma pessoa com necessidade, crianças em situação de abandono ou animais em situação de rua, entre outros.

Para ser voluntário, é preciso ter uma motivação verdadeira para contribuir com o outro. Ao participar de uma causa de forma espontânea, a pessoa firma um acordo entre si e a ação ajudada, criando um laço de colaboração. Inclusive, como ajudar as pessoas também se torna um compromisso com a sociedade.

Além disso, quem adere ao voluntariado atua para fortalecer o altruísmo na sociedade. Assim, este modo de viver que leva as pessoas a se dedicarem aos outros começa a ganhar espaço e relevância nos dias atuais.

Como se tornar um voluntário?

Para se tornar um voluntário, é preciso muito pouco: basta querer ajudar. O passo inicial de como ajudar as pessoas é escolher uma causa com a qual você se identifique. Depois, você pode procurar um projeto que se enquadre neste propósito.

Há vários tipos de causas que precisam de colaboradores e prestam um serviço a diversos setores da sociedade. Por exemplo:

  • Assistência social, como auxílio a refugiados;
  • Ajuda a crianças e idosos necessitados;
  • Cultura e educação, como contação de histórias;
  • Meio ambiente, como plantio de mudas;
  • Proteção aos animais, como cuidados de animais abandonados.

Todos os trabalhos voluntários buscam promover a cidadania, valorizar os direitos de cada um e proporcionar melhor qualidade de vida a todos. Além disso, a atuação em causas sociais pode ser feita em todas as esferas da sociedade.

Leia tambémComo se tornar um voluntário em seu bairro, cidade ou estado

Os objetivos de Desenvolvimento Social

Relação de 17 metas globais estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU), os Objetivos de Desenvolvimento Social – ODS – têm como missão principal “Não deixar ninguém para trás”.

Este conjunto de metas tem como base a chamada Agenda 2030 e busca mostrar um caminho de como ajudar as pessoas e como acabar com a desigualdade no mundo.

Incentivar o voluntariado é uma das atitudes que fortalece o cumprimento dos ODS. Isso porque as metas estão relacionadas a trabalhos desenvolvidos por ONGs e projetos para melhorar a vida de milhões de pessoas no mundo.

Leia também: 10 dicas para fazer e divulgar um trabalho voluntário

Você conhece a AltruS?

Startup de tecnologia social, a Altrus é uma plataforma online que une pessoas interessadas em ajudar e projetos que precisam de auxílio.

AltruS é uma das incentivadoras da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e conscientização das pessoas sobre esses objetivos.

Como ajudar as pessoas e se tornar um voluntário é bem simples. Basta preencher este formulário e procurar a causa com a qual você mais se identifica.

O voluntário também pode cadastrar uma causa que precisa de ajuda. A equipe da AltruS se preocupa em analisar e certificar cada causa, garantindo assim a veracidade e a idoneidade do projeto.

Por meio da plataforma, você pode ajudar uma causa tanto com o seu tempo quanto com doações de produtos ou de dinheiro. Acesse e encontre a ação social mais alinhada com os seus propósitos.


;
;