Como ajudar refugiados sírios no Brasil

A guerra na Síria teve início em março de 2011 e, até hoje, não há uma solução à vista. Milhões de sírios deixaram suas casas e buscaram abrigo em muitos países, inclusive em terras brasileiras. Neste cenário desolador, como ajudar refugiados sírios no Brasil tem sido uma missão para os projetos sociais.

Antes de falar sobre como ajudar refugiados sírios no Brasil, é preciso contextualizar o conflito. No poder desde a morte do seu pai no ano de 2000, o presidente Bashar al-Assad enfrentou uma onda de protestos em 2011. Assim como em outros países do chamado mundo árabe, os manifestantes queriam eleições democráticas.

No entanto, o governo, além não fazer as concessões pedidas, reprimiu os protestos pacíficos de forma violenta. Com isso, a oposição levantaram uma revolta armada pedindo a saída do presidente. O que acabou levando a Síria ao conflito que já chegou a oito anos.

Números da guerra na Síria

Com a longa duração do conflito e a atuação de agentes externos, como o grupo terrorista Estado Islâmico, a situação na Síria só piorou. Desde o início da guerra, já são mais de 570 mil pessoas mortas, segundo dados do Observatório Sírio dos Direitos Humanos.

Além disso, o número de refugiados se multiplicou neste período, com a população fugindo da Síria. A Agência da Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) estima mais de 5,5 milhões de refugiados sírios no mundo e mais de seis milhões de pessoas deslocadas dentro da própria Síria.

Sírios no Brasil

Conhecido como um país acolhedor, o Brasil recebeu milhares de refugiados oriundos de países em conflito, como a Síria. Atualmente, cerca de 10 mil estrangeiros, que vieram de 105 nações diferentes, vivem em situação de refúgio no Brasil.

Por isso, muitos sírios encontraram em terras brasileiras uma nova oportunidade. Tanto para escapar do conflito enfrentado em seu lar e salvar sua vida, como para buscar a chance de retomar uma rotina normal.

Mas você deve estar se perguntando o que pode fazer e como ajudar refugiados sírios no Brasil de forma voluntária, não é mesmo? Continue a leitura!

Leia também: O que é e como surgiu o altruísmo?

Como ajudar refugiados sírios no Brasil

Um dos grandes problemas para os imigrantes vindos de outros países é regularizar a sua situação. Isso se deve, principalmente, pela falta de orientação.

Do total de refugiados no Brasil, pouco mais de 5 mil tem registro ativo. E a população síria representa 35% desse grupo com registro, informa o Comitê Nacional para Refugiados do Ministério da Justiça. Então, uma das formas de como ajudar refugiados sírios no Brasil é atuar neste segmento.

Centro de Direitos Humanos e Cidadania do Imigrante (CDHIC), por exemplo, é uma instituição que oferece este tipo de ajuda. Localizada no bairro da Bela Vista, no centro da cidade de São Paulo, a organização realiza ações diretas em assessoria jurídica, social e em regularização migratória.

Depois deste primeiro passo de acolhida e ajuda na regularização, algumas ONGs ajudam estas pessoas. Por isso, se você quiser saber como ajudar refugiados sírios no Brasil, é possível entrar em contato com essas organizações e oferecer auxílio material ou apoio para o voluntariado.

Até porque existem várias formas de praticar o trabalho voluntário, como a doação de roupas, dinheiro, ou até mesmo do seu tempo.

Projetos voltados para os refugiados sírios

Um dos projetos empenhados em como ajudar refugiados sírios no Brasil é o Migraflix. A organização não-governamental sem fins lucrativos integra social e economicamente as pessoas que chegam ao país

O objetivo é utilizar o conhecimento das pessoas e, assim, criar projetos que gerem renda a todos os envolvidos, possibilitando uma vida mais digna e autônoma.

Ao inserir uma nova cultura em nossa sociedade, a ONG ajuda a enriquecer a própria cultura local brasileira com as experiências dos refugiados.

Outra iniciativa foi idealizada pela Acnur, que criou o projeto Empresas para Refugiados. A ideia é facilitar a contratação de refugiados que vivem no Brasil, orientando as empresas sobre o processo de admissão.

Quer saber como ajudar refugiados sírios no Brasil?

Migraflix é uma das causas apoiadas pela Altrus. A startup de tecnologia social aproxima pessoas que querem colocar em prática o voluntariado com instituições que precisam de ajuda.

São diversos os  projetos apoiados pela AltruS. Além da questão dos refugiados, há trabalhos com assistência social, proteção animal, cultura, educação, direitos humanos, cidadania, esportes, meio ambiente e saúde.

Incentivadora do altruísmo, a AltruS busca unir pessoas com ideais a projetos que transformam vidas e realidades.

Para ser um voluntário, basta preencher o cadastro e encontrar as ações sociais localizadas mais perto de você. Confira!


;
;