Como preservar o meio ambiente com atitudes simples?

Todas as pessoas têm responsabilidade com as próprias atitudes. Por isso, entender como preservar o meio ambienteé fundamental. Assim, cada ser humano pode realizar pequenas ações no dia a dia que contribuem para um mundo melhor.

A conscientização e a mudança nas atitudes são o ponto de partida para ajudar na preservação. Afinal, se cada um colaborar um pouco com o meio ambiente, a diferença será mais significativa do que se poucas pessoas tentarem “consertar” todos os problemas.

Pensando nisso, preparamos uma lista com 8 atitudes simples para saber como preservar o meio ambiente.

Ler tambémSaiba como ser um voluntário

Dicas práticas de como preservar o meio ambiente

O fato é que a discussão sobre como preservar o meio ambiente é recente. Inclusive, ainda é incipiente a consciência de que a destruição da natureza causa uma série de problemas ambientais e sociais. Problemas que foram intensificados pelo aquecimento global.

Por isso, a participação das pessoas é importante não só nas causas de proteção ambiental, mas também em cada atitude individual. Conheça, então, ações que estão ao seu alcance e que você pode colocar em prática agora!

1. Recicle o próprio lixo

Em 2015, o Brasil foi responsável por gerar 79,9 milhões de toneladas de lixo. Esses dados são da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais.

No entanto, dos 30% com potencial de serem reciclados, apenas 3% foram de fato. Ou seja, enfrentamos um sério problema na quantidade de lixo produzido e reciclado.

Dessa forma, uma maneira de ajudar o meio ambiente é realizar a reciclagem do lixo em casa. Separe orgânicos, papel, vidro, alumínio e plástico e verifique a coleta seletiva na sua região, ou procure negócios sociais que atuem na área.

2. Não jogue lixo na rua

Um costume muito recorrente é jogar lixo na rua, seja por falta de conscientização. Ou ainda, quando a pessoa consome um produto na rua e não encontra um lixo próximo. Além de problemas ambientais, essa atitude ajuda a provocar enchentes, que trazem danos sociais, humanos e econômicos.

Para acabar com o descarte de lixo na rua, tenha sempre uma sacola na bolsa ou carro.

3. Evite o consumo de objetos de plásticos

Um dos maiores problemas atualmente é o elevado consumo de plástico. Apesar do grande potencial de ser reciclado, o material é descartado de forma errada. O que tem afetado diretamente o meio ambiente e a preservação da vida marinha.

Dessa forma, busque alternativas ao plástico nos produtos que consome. Mas, quando for inevitável o consumo, faça a reciclagem.

Outra medida prática de como preservar o meio ambiente é a proibição do uso de canudos e copos de plásticos. Essa solução tem sido adotada por diversos estabelecimentos comerciais e cidades ao redor do mundo.

Ler tambémComo alcançar o desenvolvimento sustentável

4. Use transporte público

O uso excessivo dos veículos individuais é um dos principais responsáveis pela poluição nas cidades. O que afeta a saúde das pessoas, provocando aumento das doenças respiratórias, e também causa o efeito estufa.

Portanto, uma forma de preservar o meio ambiente é a utilização do transporte público. Hoje em dia, também há soluções alternativas de mobilidade urbana, como bicicletas, patinetes elétricos e o compartilhamento de veículos.

5. Pratique o consumo consciente na sua casa

Uma das principais formas de ajudar o meio ambiente é o consumo consciente em casa. Controle o consumo tanto de água quanto de energia elétrica, preferindo, quando possível, fontes alternativas nos dois casos.

Neste caso, você pode tomar diversas atitudes que fazem a diferença, como:

  • Apagar as luzes ao deixar um ambiente;
  • Desligar eletrodomésticos da tomada;
  • Tomar banhos mais curtos;
  • Fechar a torneira quando escovar os dentes.

6. Não compre animais

A compra de pets, principalmente de criadouros ilegais ou sem estrutura adequada, deve ser sempre evitada e denunciada. A dica é optar por animais para adoção e apenas se puder ser responsável por ele durante toda a vida.

Isso sem contar os casos de animais selvagens, que normalmente são originados de tráfico, não devem ser vendidos e muito menos ficar presos em casas. O comércio de animais silvestres, inclusive, é ilegal.

7. Atente-se à flora da região

A poda de árvore sem autorização dos órgãos competentes também é ilegal. Portanto, fique atento para preservar a flora da região e denuncie no caso de poda ou corte ilegal.

8. Conheça causas sociais com foco no meio ambiente

Existem diversas ações sociais com foco em como preservar o meio ambiente. Então, uma forma que contribuir para o planeta é conhecer essas causas, apoiá-las ou ser um voluntário. Algumas delas são:

  • Projeto gaiola aberta: atua na soltura e no monitoramento para pesquisa de animais silvestres e também em educação ambiental;
  • Orquidário de Itamambuca: contribui com a conservação e o estudo da família Orchidaceae por meio da construção de um orquidário público, na praia de Itamambuca (no litoral de São Paulo);
  • ONG Espaço urbano: atua na promoção e desenvolvimento de responsabilidade socioambiental entre jovens por meio de ações educacionais, ambientais e sociais.

Essas 3 ações com foco no meio ambiente estão cadastradas no site da Altrus e são diversas iniciativas das quais você pode participar.  A AltruS é uma plataforma que aproxima instituições e pessoas altruístas que desejam praticar o voluntariado. O sistema apresenta causas aos usuários e indica as organizações mais adequadas ao perfil de cada um.

Com a AltruS, é possível ajudar essas ações e participar da preservação do meio ambiente. Caso queira conhecer projetos próximos a você que precisem de apoio ou voluntariado, cadastre-se na plataforma.



;
;