Como se tornar voluntário em seu bairro, cidade ou estado

Muitas pessoas têm a vontade de ajudar o próximo. No entanto, uma dúvida paira na cabeça de muitos: como se tornar voluntário? Como fazer para transformar o desejo em atitudes práticas?

Fato é que um país continental como o Brasil tem inúmeras necessidades e dificuldades. Basta olhar para o lado que você verá uma instituição precisando de ajuda, uma praça a ser limpa ou uma escola a ser auxiliada.

Por isso, não é preciso ir muito longe para ajudar. No seu bairro, na sua cidade ou até mesmo na sua rua deve haver algum projeto que precise de voluntários. É só procurar a causa social que você acredita e arregaçar as mangas.

Afinal, o voluntariado é de extrema importância para o país. Isso porque, quando todos se ajudam, o país é fortalecido de ponta a ponta. O que traz impactos sociais significativos em qualquer área que você queira ajudar.

A importância de acreditar na causa

trabalho voluntário gera bons frutos, principalmente, quando a causa escolhida combina com os valores da pessoa que decidiu ajudar. Seja com crianças em situação de vulnerabilidade, idosos, animais ou imigrantes, sempre haverá uma causa para fortalecer.

Atualmente, muitas pessoas já usam a internet e até as redes sociais para ajudar da forma que podem. O importante é dar o primeiro passo, tanto no mundo virtual como no mundo real.

Se você não sabe como se tornar voluntário, acredite que, muitas vezes, a ajuda pode estar ao lado de casa. Não é preciso atravessar o Brasil e sair de São Paulo para auxiliar comunidades ribeirinhas na Amazônia. Bairros periféricos, na capital paulista, por exemplo, têm inúmeros projetos que podem ser ajudados.

Por isso, é fundamental escolher uma causa em que você acredita e vê valor. Uma vez que o voluntário deve colocar toda a energia disponível naquela ação.

Leia tambémComo funciona o empreendedorismo social

Como se tornar voluntário: doe aquilo que você tem de melhor

Existem diversas formas de praticar o altruísmo e ajudar pessoas que estão necessitadas. Conheça 3 tipos de trabalho voluntário:

  1. Financeiro: A primeira maneira é fazer doações em dinheiro para auxiliar instituições com causas sociais junto à sociedade. A ajuda monetária é fundamental para que tais projetos sobrevivam.
  2. Produtos: Outra forma de ajudar é a partir da doação de itens que podem ser utilizados pelas instituições ou ainda vendidos para arrecadar fundos. Faça uma limpeza nos armários e gavetas e doe tudo aquilo que não usa mais. Você vai fazer duas boas ações: ajudando quem precisa e se desfazendo de algo que não tem mais serventia. Entre os produtos arrecadados, é válido doar roupas, brinquedos, utensílios domésticos. Tudo depende da necessidade da organização em questão.
  3. Tempo: quem não pode ajudar com dinheiro e produtos, tem a possibilidade de doar seu tempo. Ao disponibilizar algumas horas da semana para um projeto, a pessoa contribui de alguma forma para fortalecer um projeto. Sem falar que, hoje em dia, o tempo é o nosso bem mais valioso, não é mesmo? Então, doar o seu tempo é uma atitude tão importante quanto às outras.

Inicialmente, o trabalho voluntário pode gerar dúvidas e inseguranças. Por exemplo: como se tornar voluntário de uma instituição séria e responsável? Por isso, existem tecnologias que podem auxiliar neste processo de busca.

Você conhece a AltruS?

Startup de tecnologia social, a Altrus é uma plataforma online que conecta pessoas que desejam ajudar com iniciativas que precisam de ajuda. O objetivo é transformar vidas com base no voluntariado.

Ao se cadastrar como Altruísta, você pode escolher ações sociais para ajudar, seja com tempo, produtos ou recursos financeiros.

São diversas as causas apoiadas pela AltruS, como: proteção animal, assistência social, cultura, educação, direitos humanos, cidadania, esportes, meio ambiente e saúde. Clique aqui para conhecer um pouco mais sobre as causas e veja qual delas tem mais o seu perfil.

Agora, se você quer conhecer algum projeto com mais profundidade e como se tornar voluntário, faça o cadastro e veja como fazer algum tipo de doação.


;
;