Como ser voluntário em SP: conheça 3 causas sociais para apoiar

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cidade de São Paulo tem mais de 12,1 milhões de habitantes. Com esta população digna de uma megalópole, a capital paulista enfrenta inúmeros problemas e dificuldades. Mas sempre há alguém disposto a ajudar o próximo e existem diversas formas de como ser voluntário em SP.

voluntariado está diretamente ligado ao altruísmo. Ou seja, as pessoas levam um modo de vida no qual se dedicam aos outros. O altruísta é o indivíduo que se preocupa com o bem-estar do próximo e pratica ações para auxiliar quem está em dificuldade.

Por ser a maior cidade do país, São Paulo apresenta altos índices de desigualdade social, como pode ser observado no Mapa da Desigualdade, lançado pela Rede Nossa São Paulo. Estes dados mostram a importância de projetos sociais para melhorar a condição de vida da população paulistana.

Veja dicas de como ser voluntário em SP

Antes de falar sobre as ações sociais que existem na cidade e como ajudar na prática, saiba como ser voluntário em SP e em qualquer lugar do mundo.

Escolha uma causa – Opte por um ideal. Todo mundo tem alguma causa que lhe chama mais atenção. Desde a proteção aos animais ao trabalho junto aos idosos, cada pessoa tem identificação maior com um tema.

Busca pela instituição – Com a causa definida, chegou a hora de procurar um projeto para apoiar. A internet, as redes sociais e os aplicativos são os caminho mais rápidos e fáceis para localizar uma instituição.

Comprometimento – O fato de ser voluntário não significa que não haja responsabilidades. Muito pelo contrário. Ao assumir um voluntariado, a pessoa escolhe se dedicar em prol de uma causa.

Formas de contribuir - Muitas pessoas acham que o voluntariado só é possível com a presença física no local do projeto. Mas também outras maneiras de ser voluntário em SP e ajudar ao próximo, seja com doação de produtos, alimentos ou dinheiro.

Leia tambémOs principais tipos de trabalho voluntário

Conheça 3 causas sociais para ser voluntário em SP

Após entender como ser voluntário em SP ou em qualquer outro lugar do mundo, é hora de conhecer 3 ações sociais impactantes. Os projetos acontecem na capital paulista e precisam de apoio para seguirem com seu trabalho.

Espaço Curumim

A obra assistencial foi criada para atender e acolher crianças moradoras da comunidade do Moinho, localizada no centro da cidade de São Paulo.

Sua missão é oferecer um espaço para que as crianças tenham educação, lazer, cultura, saúde e amor. Com isso, o objetivo é realizar a inserção social dos menores para proporcionar um futuro melhor, desenvolvendo habilidades e, assim, tornando-os cidadãos completos.

ONG Victórias pela Vida

A instituição é voltada às comunidades e famílias carentes, idosos, moradores em situação de rua e comunidades indígenas brasileiras.

O objetivo principal é contribuir para a erradicação da fome e da miséria, por meio de ações educacionais e projetos autossustentáveis.

Entre as ações desenvolvidas pela ONG, estão:

  • Entrega semanal de marmitas;
  • Lanche solidário;
  • Distribuição de cestas básicas;
  • Apoio a comunidades indígenas.

Naninhas de Luz

O projeto leva travesseiros criativos para crianças internadas em hospitais. A ideia é proporcionar aconchego e carinho para os menores que estão acamados. O que ajuda a amenizar um pouco o sofrimento de cada criança.

O carinho contido nos travesseiros é visto no sorriso de cada pequeno que recebe o presente.

Você conhece a AltruS?

Os três projetos acima fazem parte da rede de causas apoiadas pela AltrusStartup de tecnologia social, a plataforma online pode ser um dos caminhos de como ser voluntário em SP.

Com a função de unir instituições que precisam de ajuda com pessoas que querem auxiliar, a AltruS dá voz a essas iniciativas sociais. Para ser um voluntário, é bem simples. Basta preencher este formulário aqui, escolher uma das causas que aquece o seu coração e a forma como quer ajudar.

Também é possível cadastrar uma causa que precisa de ajuda e assim fomentar o ecossistema de ajuda ao próximo. Saiba agora como ser voluntário em SP com a Altrus!


;
;