Como alcançar o desenvolvimento sustentável

A ideia de desenvolvimento sustentável rompe as barreiras da evolução atual focada no capital. Afinal, essa forma de crescimento tem muito mais a ver com responsabilidade do que com dinheiro. Pensar sustentabilidade junto com o desenvolvimento da sociedade é uma ação altruísta de se esforçar para que os recursos naturais não acabem no futuro.

Porém, não é simples alcançar esse objetivo. Para isso, requer planejamento e exige a compreensão de que esses recursos podem terminar sem o devido cuidado . Por esse motivo, surgiram os R’s. Eles são vários verbos, ou seja, ações que começam com essa letra e garantem o cuidado com o planeta.

Confira agora o que é preciso para alcançar o desenvolvimento sustentável!

1. Repensar

Você já pensou sobre suas ações diárias hoje? É muito importante reconsiderar o que fazemos automaticamente e pode ser prejudicial para o nosso mundo.

O descarte de lixo eletrônico, o consumismo e o uso excessivo de automóvel são alguns exemplos de coisas que podem ser modificadas sem grande impacto na sua rotina, mas que gera um grande benefício para o todo.

2. Reduzir

Você precisa mesmo de tudo o que usa? É possível reduzir em coisas que você nem percebe, como usar menos água, fechando a torneira ao escovar os dentes ou não deixar aparelhos eletrônicos ligados em peças vazias da casa. Basta analisar sua realidade para encontrar diversas coisas que pode economizar, auxiliando no desenvolvimento sustentável.

3. Reutilizar

O que você faz com produtos que já usou? O primeiro impulso é descartá-los, porém isso pode ser muito prejudicial. É possível reutilizar comprando produtos em refil e utilizando a embalagem que já possui. Além disso, também é possível replantar restos de verduras e frutas ou reformar móveis antigos. Também é possível doar livros e aparelhos eletrônicos para organizações que promovem ações sociais. O importante é o reuso, a criatividade é por sua conta.

4. Reciclar

O passo mais importante da reciclagem é a separação do lixo. Fazer a sua parte separando o lixo orgânico do reciclável em casa é o começo. Depois, contagie seus vizinhos, seus colegas de trabalho, a escola dos filhos. Espalhe a ideia da reciclagem e contagie outras pessoas!

Quando se fala em desenvolvimento sustentável, é essencial pensar em união, pois não é possível alcançá-lo sozinho. Por isso, compartilhe ideias e conecte-se com pessoas que pensem igual e possam acrescentar nessa jornada.

Como a AltruS promove o desenvolvimento sustentável

AltruS é uma startup de tecnologia social que tem como missão conectar essas pessoas. Por meio da plataforma AltruS, unem a comunicação e a tecnologia em favor do social para transformar a vida em sociedade, apresentando causas à rede de Altruístas e provendo voz, acesso e ajuda a essas iniciativas.

A plataforma conecta pessoas com ideais a organizações que precisam dessa motivação para seguir em frente. Ao se cadastrar como Altruísta, você pode escolher causas para apoiar, seja com tempo (atividades que demandam voluntários), produtos ou recursos financeiros. As atividades já podem estar cadastradas na plataforma ou serem indicadas para a Certificação da Startup.

A AltruS também conecta causas a empresas. Se você tem uma empresa ou é colaborador e tem interesse em apoiar iniciativas sociais já certificadas previamente, você pode entrar em contato conosco na seção empresas.

Quer se unir a pessoas que buscam o desenvolvimento sustentável? Contate-nos agora!


;
;