10 dicas para fazer e divulgar um trabalho voluntário

Nossa sociedade passa por um momento de grandes transformações. Hoje em dia, diversas iniciativas sociais precisam de colaboração e do trabalho voluntário para se manterem ativas. Mas a tecnologia e a divulgação de informações ajudam a dar mais relevância a essas ações.

Além das organizações já existentes, também há um grande leque de áreas que precisam de novas ideias e ações. São causas como educação, meio ambiente, proteção animal, assistência social, cultura, direitos humanos e outras.

Dessa forma, você pode se engajar como voluntário em uma instituição confiável que já funciona. Ou também pode iniciar uma ação inovadora e promover outras causas sociais.

A seguir, conheça 10 dicas para fazer trabalho voluntário e divulgar suas ações.

1. Identifique uma causa que você gosta

Caso você esteja interessado em iniciar um trabalho voluntário próprio, o primeiro passo é identificar uma causa do seu interesse. Por exemplo, se você gosta muito de animais, pode desenvolver uma ação de proteção. Ou se você acredita na importância da educação, pode criar uma iniciativa nessa área.

Ler tambémComo funciona o empreendedorismo social

2. Veja onde iniciar uma ação social

Após definir em qual causa você quer atuar, é o momento de identificar onde. Por exemplo, pode ser na escola local, em espaços públicos, no trabalho, na associação de moradores, entre outros.

Um exemplo é ensinar algo que você saiba para a comunidade local, como tecnologia para idosos. Também é possível levar um curso de dança para uma escola pública próxima.

3. Use suas aptidões a favor da causa

É sempre útil unir a sua área de atuação social com aptidões que você já tenha ou que possam ser desenvolvidas. Neste caso, uma pessoa que sabe costurar pode ensinar grupos interessados ou um professor pode doar o tempo dele para alfabetizar jovens e adultos.

4. Mobilize pessoas com interesses semelhantes

Dependendo do alcance da ação, você consegue conduzir sozinho inicialmente. Mas é sempre interessante mobilizar pessoas com o mesmo interesse para contribuir na ação de voluntariado ou expandi-la para outros locais.

Essa rede de engajamento é muito importante para que as ações de trabalho voluntário possam ser difundidas. Com isso, é possível impactar a vida de mais pessoas.

5. Divulgue sua iniciativa

É fundamental para a solidificação da iniciativa que ela não dependa exclusivamente de você. Ainda que a ideia e a execução tenham sido criadas por você, mobilizar outras pessoas e divulgar a ação é essencial para que ela consolide-se.

Por isso, use canais locais para promover a iniciativa. Por exemplo, se a atividade ocorre na escola, informe pais e alunos sobre o que está sendo proposto, os benefícios etc. Inclusive, com a divulgação, você pode até atrair mais pessoas interessadas em serem ajudadas por sua ação social.

Ler tambémO que é e como surgiu o altruísmo?

6. Use redes sociais

Atualmente, as redes sociais são importantes para a divulgação do trabalho voluntário e também para o engajamento de novos interessados. E, mesmo que não possam atuar localmente, essas pessoas podem ajudar a difundir a causa, realizar doações, entre outras formas de contribuir.

7. Tenha um site

Conforme a iniciativa for crescendo, também é importante desenvolver um site. Tanto para informação do público-alvo da sua ação como para transparência das atividades realizadas e recursos utilizados.

8. Pesquise estruturas de organizações

Caso queira participar de leis de incentivo e receber doações, a instituição precisa ser legalizada como tal. Para isso, o criador deve pesquisar diferentes estruturas como ONGs (organizações não-governamentais), negócios sociais, ou outras opções.

Dessa forma, você desenvolverá uma estrutura mais sólida para praticar o empreendedorismo social e fomentar o trabalho voluntário.

9. Engaje-se em ações confiáveis

Se você quer fazer trabalho voluntário, mas sem iniciar uma organização, é possível se engajar em causas confiáveis. Trata-se de iniciativas que já estão em funcionamento e precisam de voluntários para desenvolver as ações, ou até mesmo de recursos para a manutenção das atividades.

Pesquise iniciativas confiáveis. Ou seja, causas em que sua atuação está fazendo a diferença e realmente impactando a vida das pessoas necessitadas.

10. Conheça tecnologias a favor do trabalho voluntário

Altrus, por exemplo, une inovação com possibilidade de ação social por meio do voluntariado. A plataforma recebe o cadastro de interessados em fazer trabalho voluntário e conecta com instituições confiáveis que precisam de contribuição.

São diversas causas sociais cadastradas nas áreas de educação, meio ambiente, proteção animal, direitos humanos, cultura e outras. Com isso, você pode ajudar uma causa tanto com o seu tempo quanto com doações.

A plataforma é bem simples e intuitiva, ajudando-o a encontrar a instituição mais alinhada com os seus propósitos. Quer desenvolver o trabalho voluntário? Cadastre-se como voluntário ou adicione sua causa na plataforma!


;
;