Como conscientizar as pessoas sobre a doação de agasalhos?

O inverno começa oficialmente no dia 21 de junho e, assim, chegam as baixas temperaturas ao Hemisfério Sul. Apesar de o Brasil ser um país tropical, em muitos locais, os moradores de rua sofrem com a queda nos termômetros. Por isso, a doação de agasalhos se faz tão necessária.

A cada ano, surgem notícias sobre a morte de pessoas que moram nas ruas em decorrência do frio que atinge as grandes cidades. Sem roupas e agasalhos adequados para enfrentar as baixas temperaturas, esta população é uma das mais vulneráveis. Em São Paulo, por exemplo, os moradores de rua já passavam de 15 mil pessoas em 2015, segundo o censo elaborado pela Fipe.

No entanto, para diminuir o impacto do frio na vida dos moradores de rua, existem diversas maneiras de ajudar. Uma delas é incentivar a doação de agasalhos para que as peças sejam encaminhadas a quem precisa.

Doação de agasalhos: como ajudar?

A primeira ação a ser tomada é incentivar as pessoas à doação. Nos armários, há sempre alguma peça de roupa que não é mais usada e pode ser o agasalho para quem precisa.

Outra atitude importante é escolher para doação uma peça em bom estado. É preciso estar consciente de que o objeto doado será usado por outra pessoa e deve estar bem conservado.

O ato de doar algo é muito importante, pois mostra o valor do altruísmo para a sociedade. Afinal, ao pensar no próximo, quem doa faz o bem ao seu semelhante.

Onde fazer doação de agasalhos?

Existem diversas iniciativas que promovem a doação de agasalhos. Muitas empresas, por exemplo, realizam campanhas internas junto aos colaboradores para a arrecadação de roupas.

Locais de grande circulação de pessoas, como supermercados e shoppings, também fazem campanhas para incentivar a doação de agasalhos.

Além das empresas privadas, órgãos públicos, como estações de trem e metrô, fóruns e escolas, também dedicam espaços para receber as doações.

Campanha do Agasalho em São Paulo

Entre as ações para a doação de agasalhos, vale destacar a Campanha do Agasalho. Criada em 1947, trata-se de uma iniciativa do Fundo Social de São Paulo, com grande alcance em todo o estado.

site da Campanha indica os locais com caixas instaladas para receber as doações. A população em geral é convidada a participar doando roupas, agasalhos e cobertores.

Conscientização vem do coração

Sentir o sofrimento do próximo é a maneira de convidar as pessoas para se conscientizar sobre a importância da doação de agasalhos.

Se, para uma pessoa, uma blusa de frio não significa nada, para um morador de rua, pode ser a sobrevivência a uma longa noite de frio.

É preciso que cada pessoa se conscientize do seu papel na sociedade e contribua para o bem-estar de quem necessita.

Você conhece a AltruS?

Altrus é uma startup de tecnologia social que busca tornar o mundo um lugar melhor. Criada com o objetivo de ligar pessoas que querem ajudar a causas importantes, a plataforma une voluntários e instituições que precisam de auxílio.

voluntário é a pessoa que dedica o seu tempo para proporcionar o bem a um projeto social ou doa produtos e dinheiro para determinadas causas.

Na AltruS, você pode encontrar a ação social com a qual você mais se identifica e fazer o seu cadastro como voluntário. Também é possível cadastrar novas causas para receberem apoio das pessoas.


;
;