Doação de agasalhos: onde e como doar neste inverno?

 

As baixas temperaturas, tão comuns no inverno, são um dos maiores problemas enfrentados pelas pessoas que estão em situação de rua e também por aquelas que não têm condições de comprar roupas mais pesadas. Neste contexto, a doação de agasalhos é mais do que importante: trata-se de um ato de amor ao próximo.

Os dias frios e as baixas temperaturas podem provocar graves problemas de saúde para quem não tem como se proteger. Em alguns casos, infelizmente, algumas pessoas podem morrer por falta de roupas adequadas para enfrentar o frio.

Neste texto, vamos mostrar como auxiliar quem precisa e fazer um gesto concreto para salvar vidas.

Leia também: Como ajudar as pessoas com trabalho voluntário

Quem recebe a doação de agasalhos?

Antes de falarmos sobre como ajudar, é importante esclarecer para onde são encaminhadas as doações recebidas.

Muitas peças são distribuídas para pessoas que vivem nas ruas. Dados de um censo elaborado pela Fipe, em 2015, mostram que a cidade de São Paulo, por exemplo, tinha 15 mil pessoas nesta situação. 

No entanto, não são só estas pessoas que recebem as doações. Indivíduos com condições precárias e que não têm como adquirir blusas e casacos também são beneficiados pelas doações.

Além disso, as instituições que acolhem idosos e órfãos também recebem as peças; Afinal, muitas delas não contam com apoio governamental e as doações são essenciais para o seu funcionamento.

Como fazer a doação de agasalhos?

Apesar do clima tropical, o Brasil inteiro precisa de campanhas de doação de agasalhos. Em alguns casos, as peças podem ser doadas para pessoas que enfrentaram tragédias naturais, como enchentes, ou foram vítimas de incêndios, por exemplo.

Cruz Vermelha tem um trabalho de recolhimento de roupas que são destinadas a comunidades carentes. No site da instituição, é possível encontrar os endereços das filiais e saber como realizar a doação.

No estado de São Paulo, também existe a Campanha do Agasalho. Criada em 1947, a iniciativa do Fundo Social de São Paulo tem caixas de arrecadação distribuídas por espaços de grande circulação. Por exemplo: supermercados, estações de trem, metrô, escolas, entre outros.

Outra alternativa é utilizar a tecnologia como aliada. Com a chegada do inverno, diversas empresas, órgãos públicos, comércios, instituições de ensino e organizações religiosas se unem em uma corrente de solidariedade.

Basta fazer uma rápida busca na internet, que logo aparecem os resultados de como ajudar e levar a doação de agasalhos a quem precisa.

Leia tambémConheça as principais regras e dicas do serviço voluntário

A importância da conscientização na doação de roupas

O clima de solidariedade toma conta das pessoas com as baixas temperaturas e a vontade de ajudar ao próximo. No entanto, é preciso ter consciência na doação de agasalhos.

A recomendação é que as peças estejam em bom estado de conservação e possam ser usadas por todos. Não é por ser uma doação que a pessoa vai dar uma peça que não serve mais para utilização.

Não esqueça que o outro precisa ter roupas adequadas para se esquentar e fugir do frio.

Leia tambémOs principais tipos de trabalho voluntário

Você conhece a AltruS?

Altrus é uma startup de tecnologia social que tem como objetivo tornar o mundo um lugar melhor.

Por meio da tecnologia, a plataforma une pessoas que querem doar com causas que valem a pena. Com o incentivo ao voluntariado, a AltruS apoia causas como a proteção aos animais e a defesa do meio ambiente, entre outras.

Você também pode ser um voluntário e ajudar entidades que fazem a doação de agasalhos. Para se cadastrar, basta acessar este formulário e preenchê-lo. Já as instituições que precisam de ajuda podem cadastrar a causa aqui.


;
;