10 maneiras de como preservar o meio ambiente

Nos últimos anos, o meio ambiente vem sofrendo cada vez mais impactos e destruições. Basta ver apenas um índice para mostrar esta situação. Entre agosto de 2017 e julho de 2018, o desmatamento da Amazônia Legal no Brasil cresceu 13,7%. O que reforça a importância em saber como preservar o meio ambiente.

Mas você pode pensar: como eu sozinho posso fazer algo para ajudar a proteger o planeta? Com isso em mente, elaboramos este texto para mostrar como o voluntariado e pequenos gestos são importantes para manter a vida no planeta.

Conscientização sobre a proteção do meio ambiente

Em oposição aos problemas ambientais no mundo todo, começou a crescer a conscientização das pessoas sobre a importância de como preservar o meio ambiente. Este movimento por parte de grupos e ONGs já cobra que empresas e governos atuem de forma mais sustentável.

Afinal, é fundamental melhorar a utilização dos recursos naturais para proteger o meio ambiente. Além disso, é necessário cobrar e fiscalizar as ações públicas para que os resultados sejam perceptíveis.

Dicas práticas de como preservar o meio ambiente

Quer ajudar a proteger e saber como preservar o meio ambiente? Isso não está restrito apenas a grandes projetos. Cada um pode começar a fazer algo simples e um pequeno gesto é o princípio para que as ações gerem grandes impactos na sociedade.

Veja abaixo 10 maneiras de como começar a preservar o meio ambiente

1) Preserve as árvores: Para respeitar a vegetação nativa, você não deve realizar podas ilegais, nem desmatar ou colocar fogo em terrenos baldios. Inclusive, sempre que possível ajude a plantar árvores em locais que não são arborizados.

2) Cuide dos cursos d’água: Não jogue lixo em rios, lagos ou outros ambientes com água. Também evite construir poços artesianos sem autorização. Ajude a preservar as matas ciliares que evitam a erosão e o assoreamento.

3) Não compre animais silvestres sem registro: Uma maneira de como proteger os animais é não comprar espécies silvestres sem autorização legal. Isso ajuda a evitar o tráfico de animais.

4) Cuidado com o lixo produzido: Não jogue o lixo em qualquer lugar. Sempre procure o melhor local para descartá-lo. Incentive a coleta seletiva em sua região ou condomínio e faça a separação de acordo com o material de cada resíduo.

É importante também separar o lixo eletrônico, o descarte de remédios e de outros componentes que não devem ir parar no lixo comum.

5) Reutilize, reaproveite e recicle: Roupas e brinquedos que não serão mais usados podem ser doados. Outros objetos podem se tornar decorativos. O importante é dar um novo sentido ao item para diminuir a quantidade de lixo produzido.

6) Reduza o consumo de água: Diminuir o consumo é uma maneira de como preservar o meio ambiente e gerar economia dinheiro. Por isso, tome atitudes simples como reutilizar a água da máquina para lavar o quintal, armazenar a água da chuva para lavar o carro e ainda reduzir o tempo no banho.

7) Diminua o gasto de energia elétrica: O mesmo princípio de corte de consumo vale para a energia elétrica, como a iluminação e o uso de eletrodomésticos. Entre as boas práticas, estão:

  • Desligar da tomada os aparelhos que não estão sendo usados;
  • Aproveitar a claridade do sol para diminuir o consumo de luz;
  • Não passar roupas aos poucos;
  • Não deixar a porta da geladeira aberta, entre outros.

Estes são gestos pequenos, mas que somados colaboram para tornar o mundo mais sustentável.

8) Economize papel: O desmatamento de árvores para produção de papel é um dos principais problemas ambientais enfrentados. Por isso, otimize o uso do papel e sempre que possível opte por materiais recicláveis.

9) Use o gás de cozinha de forma eficiente: Se não estiver cozinhando, deixe o registro desligado. No fogão, tampe bem as panelas. O alimento fica pronto mais rápido e você economiza gás.

10) Priorize as caminhadas: Deixar o carro na garagem ajuda no combate à poluição. Assim, procure andar mais e fazer pequenos trajetos de bicicleta. Incentive as caronas compartilhadas e use o transporte público.

Conheça causas e descubra como preservar o meio ambiente

Todas estas pequenas ações contribuem para alcançar um mundo melhor. Além delas, é possível ampliar esse trabalho, apoiando causas e maneiras de como preservar o meio ambiente. Inclusive, diversas organizações atuam neste sentido. Veja algumas delas:

Projeto Gaiola Aberta – o projeto tem como objetivo a soltura de animais silvestres e o seu monitoramento para pesquisa. Além disso, pratica a educação ambiental em escolas, universidades e outras instituições.

ONG Espaço Urbano – a causa promove e desenvolve a responsabilidade socioambiental. São realizadas ações para integração, empoderamento, sustentabilidade, educação, direitos sociais, qualidade de vida e preservação do meio ambiente urbano.

Orquidário Itamambuca – a missão do projeto é contribuir com a conservação e com o estudo das orquídeas por meio de estratégias conjuntas.

Além de atuarem com ações de como preservar o meio ambiente, os três projetos acima têm em comum o apoio da AltruSstartup de tecnologia social.

Conheça a AltruS

A principal missão da AltruS é unir instituições que estão em busca de ajuda a pessoas que querem auxiliar. Por meio do voluntariado, atuamos para fortalecer os laços de altruísmo na sociedade.

São diversas as causas apoiadas, que vão desde como preservar o meio ambiente até o trabalho com crianças em situação de vulnerabilidade. Também é possível ajudar os projetos de diversas maneiras. Por exemplo: doação de objetos, de dinheiro ou de tempo em prol das ações sociais.

Se você quer conhecer melhor o nosso trabalho, clique aqui. Para ser voluntário, basta preencher este formulário e escolher a causa com que mais se identifica. A plataforma também identifica as ações mais próximas a você, facilitando o contato e a adesão aos projetos.


;
;