ODS: como ajudar as pessoas e contribuir para atingir metas globais

Todo altruísta preza por se dedicar aos outros, colocando o bem-estar das pessoas como uma meta de vida. Assim, é preciso propagar formas de como ajudar as pessoas e desenvolver um mundo melhor.

Neste contexto, é importante conhecer os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Trata-se de uma agenda com metas globais para resolver problemas da humanidade.

Este cenário é propício para a atuação de altruístas e voluntários, promovendo causas sociais e em prol de como ajudar as pessoas. Mas, antes de se aprofundar no assunto, é importante entender o conceito e o histórico dos ODS.

Conheça os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

No ano 2000, as Organizações das Nações Unidas (ONU), por meio da Declaração do Milênio das Nações Unidas, apresentaram 8 objetivos com 21 metas. Esta declaração ficou conhecida como Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).

Traçados para serem instituídos até 2015, estes objetivos foram adotados pelos 191 membros da ONU à época e ao menos 22 organizações internacionais. Os ODS eram os seguintes:

  1. Erradicar a pobreza extrema e a fome;
  2. Alcançar o ensino primário universal;
  3. Promover a igualdade de gênero e empoderar as mulheres;
  4. Reduzir a mortalidade infantil;
  5. Melhorar a saúde materna;
  6. Combater o HIV/AIDS, a malária e outras doenças;
  7. Garantir a sustentabilidade ambiental;
  8. Desenvolver uma parceria global para o desenvolvimento.

Com a implementação dos ODM, novas negociações culminaram na ampliação do escopo. Assim, foram elaborados 17 objetivos com 169 metas.

Os chamados Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) fazem parte da Agenda 2030 – prazo para efetivação das ações. Seu intuito é garantir que as pessoas alcancem a paz e a prosperidade.

Como ajudar as pessoas e fortalecer os ODS

Uma das premissas dos ODS está relacionada a mudar a vida dos seres humanos. Por isso, é preciso conhecer os ODS para saber como ajudar as pessoas. Veja:

  1. Erradicação da pobreza;
  2. Fome zero e agricultura sustentável;
  3. Saúde e bem-estar;
  4. Educação de qualidade;
  5. Igualdade de gênero;
  6. Água potável e saneamento;
  7. Energia limpa e acessível;
  8. Trabalho decente e crescimento econômico;
  9. Indústria, inovação e infraestrutura;
  10. Redução das desigualdades;
  11. Cidades e comunidades sustentáveis;
  12. Consumo e produção responsáveis;
  13. Ação contra a mudança global do clima;
  14. Vida na água;
  15. Vida terrestre;
  16. Paz, justiça e instituições eficazes;
  17. Parcerias e Meios de Implementação.

Para implementar os objetivos, é necessário união e esforços de todas as nações, governos, organizações sociais, empresas e pessoas ao redor do mundo.

No entanto, é possível que cada pessoa comece fazendo a sua parte. E, com isso, haja conscientização e mobilização em busca de todos os objetivos e metas.

Leia tambémComo funciona o empreendedorismo social

Como ajudar as pessoas com ações simples e práticas

Para ajudar, é preciso começar. Basta ser uma pequena ação, que somada a outras menores serão o combustível para alcançar o objetivo estabelecido. Confira abaixo alguns objetivos e causas sociais e veja como ajudar as pessoas nesta situação:

É possível distribuir comida a pessoas em situação de rua. Quem não consegue disponibilizar tempo pode doar alimentos ou dinheiro para a compra de utensílios necessários.

  • Promover saúde, bem-estar e educação de qualidade 

Coloque seu dom à disposição de escolas, creches, hospitais iniciativas e projetos sociais e seja voluntário. O voluntariado aproxima os indivíduos e é uma forma de como ajudar as pessoas.  

  • Igualdade de gênero e redução das desigualdades 

É preciso de conscientizar a sociedade e fortalecer a educação de crianças e jovens. Novamente, o voluntariado e os projetos sociais são fundamentais aqui com atuações direcionadas para transformar o cenário cenário. Além de promover ações de desenvolvimento social.

  • Sustentabilidade

Esta questão reúne diversos objetivos como:

  • Água potável e saneamento;
  • Energia limpa e acessível;
  • Cidades e comunidades sustentáveis;
  • Consumo e produção responsáveis;
  • Ação contra a mudança global do clima;
  • Vida na água e vida terrestre.

Apoiar causas para preservar o meio ambiente é uma forma de como ajudar as pessoas e a sobrevivência do nosso planeta.  

  • Questão econômica

Relacionado ao desenvolvimento mundial, este quesito é complexo e envolve crescimento econômico, inovação e infraestrutura. O que pode ser trabalhado de forma ética e responsável com o intuito de atingir o pleno emprego e o desenvolvimento social-econômico.

  • Paz, justiça e instituições eficazes

Ações sociais buscam promover uma cultura de paz em todo o mundo em prol dos direitos humanos e integração social. Os projetos que auxiliam os refugiados são fundamentais para isso.

Voluntariado como ação transformadora

Como mencionado, o voluntariado contribui para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e é uma maneira de como ajudar as pessoas. Se você não sabe como começar e se tornar voluntário, há plataformas digitais que aproximam voluntários de instituições que precisam de ajuda.

Uma destas plataformas é a Altrus, que nasceu com o objetivo de fortalecer o altruísmo entre as pessoas e fazer o bem. Startup de tecnologia social, a AltruS atua diretamente com diversas causas como:

  • Proteção animal;
  • Assistência social;
  • Cultura;
  • Educação;
  • Direitos humanos;
  • Cidadania;
  • Esportes;
  • Meio ambiente;
  • Saúde.

Se você quer saber como ajudar as pessoas e ainda não encontrou uma forma, abrace o voluntariado e se engaje. Sempre há algum tipo de projeto com o qual você pode se identificar.

O processo é bem simples. Basta preencher este formulário aqui e escolher como ajudar. Também é possível cadastrar uma nova causa e ampliar a rede de apoio.


;
;