Como promover a responsabilidade social na empresa onde trabalho

responsabilidade social é fundamental para as empresas e as comunidades em que elas estão inseridas. Porém, antes de falar como promovê-la no ambiente corporativo, é preciso entender melhor este conceito que é tão falado nos dias atuais, mas pouco explicado.

A responsabilidade social pode ser descrita como ações voluntárias adotadas pelas empresas para promover o bem-estar do público interno e externo. Neste caso, considera-se:

  • Público interno: o grupo de funcionários e acionistas;
  • Público externo: os parceiros e a comunidade em torno da empresa.

Leia tambémComo preservar o meio ambiente com atitudes simples

A importância da responsabilidade social

As ações de responsabilidade social devem ser um processo contínuo e que criem benefícios para a coletividade. Para serem efetivas, o ideal é que haja mudanças de comportamento e novas posturas por parte de todos os envolvidos. Assim, com maior transparência e ética, as ações podem gerar impactos realmente positivos na sociedade.

Ao adotar um posicionamento socialmente responsável, as empresas conseguem ter um crescimento mais sustentável, ganham visibilidade e credibilidade. Além disso, estão menos propícias a litígios ou problemas judiciais, evitando problemas que poderiam prejudicar a sua reputação.

Como implementar a responsabilidade social na sua empresa

Engana-se quem pensa que para realizar ações de responsabilidade social é preciso investir altas cifras e gastar horas de trabalho. Com pequenos gestos, é possível fazer toda a diferença. Confira 5 dicas para começar o quanto antes:

Evite o desperdício de plástico – Promova a adoção de canecas ou garrafas d’água. Eliminar os copos descartáveis é um gesto pequeno, mas muito importante para a natureza.

Minimize o desperdício de papel – Incentive apenas as impressões de obrigatoriedade legal. Reutilize folhas e faça bloquinhos de rascunho.

Diminua o desperdício de água – Estimule o consumo consciente de água. Invista na troca de torneiras e use modelos automáticos com menor vazão.

Evite o desperdício de energia elétrica – Troque lâmpadas por versões mais econômicas e não as acenda de forma desnecessária.

Incentive a separação do lixo – Separe o lixo comum do reciclável e promova a coleta seletiva no seu prédio e na sua comunidade.

Leia também: O que são negócios sociais?

Voluntariado e ações sociais fortalecem a responsabilidade social

A responsabilidade social também pode ser promovida no âmbito do voluntariado. As ações realizadas em parceria com a comunidade local visam levar benefícios para a sociedade como um todo.

Confira as principais atitudes que podem ser tomadas!

1. Atividades recreativas

Realizar atividades lúdicas com o público externo é uma das opções que as empresas podem adotar. Datas comemorativas, como o Dia das Crianças, por exemplo, podem ser o início de um trabalho conjunto.

Outra boa alternativa é montar grupos de crianças com educadores especializados e realizar brincadeiras em praças, parques e ruas, além de distribuir brinquedos.

Leia tambémConheça os principais tipos de trabalho voluntário

2. Incentivo à leitura

As empresas também podem criar um espaço dedicado à leitura. Tanto para funcionários quanto para a comunidade ao redor. Em um local bem iluminado, calmo e sem ruídos, é possível disponibilizar materiais de leitura com mesas e cadeiras, tornando o ambiente confortável.

Ao incentivar o hábito de leitura, a empresa investe na capacitação das pessoas e isto gera ganhos para toda a sociedade.

Para arrecadar mais materiais, é possível fazer uma campanha de doação de livros, jornais e revistas com os integrantes da companhia.

3. Cidadania e saúde

Promover encontros com especialistas na área da saúde e fazer campanhas de conscientização para os colaboradores também são importantes aspectos para a responsabilidade social.

Afinal, serviços como aferição de pressão arterial e exames preliminares, como de vista e glicose, ajudam a prevenir doenças e podem até salvar vidas.

Também é possível fazer parcerias com empresas vizinhas. Isso faz com que os custos fiquem diluídos, facilitando assim a adoção destas práticas.

Leia também: Como funciona o empreendedorismo social

4. Causas sociais e voluntariado

Incentive ações de voluntariado fora da companhia. Com inúmeros projetos de responsabilidade social espalhados pelo país – seja de acolhimento de crianças em situação de vulnerabilidade a espaços de convivência para idosos –, há sempre um local precisando de ajuda.

Como a AltruS pode ajudar projetos de responsabilidade social

Startup de tecnologia social, a Altrus é uma plataforma online que conecta voluntários a instituições que precisam de auxílio. Isso permite que você conheça e faça parte de ações importantes para a sociedade.

Com projetos que atuam em causas como proteção animal, assistência social, cultura, educação, direitos humanos, cidadania, esportes, meio ambiente e saúde, a plataforma mostra como cada pessoa pode ajudar.

As contribuições podem ser feitas por meio de valores em dinheiro, produtos e serviços, ou doação do seu tempo para as ações sociais.

Assim, as empresas podem apoiar ações já certificadas, entrando em contato na seção Empresas. Além disso, o sistema permite a colaboração das pessoas com as iniciativas. Ou ainda, é possível cadastrar uma nova causa.

Confira algumas das causas de assistência social:

  • Centro de Direitos Humanos e Cidadania do Imigrante: disponibiliza assessoria gratuita para ajudar os imigrantes a se regularizarem. Também possui ações culturais e de conscientização;
  • Espaço Curumim: oferece um espaço com educação, lazer, cultura e saúde para crianças da comunidade do Moinho no centro de São Paulo.
  • Lar das Crianças: seu objetivo é dar oportunidades de desenvolvimento para crianças e jovens, de famílias em vulnerabilidade social, dos quatro anos até seu encaminhamento profissional.
  • Projeto Parabéns: a ação é voltada para festas de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, que estão em abrigos, ONGs, comunidades e ocupações da cidade de São Paulo.

Se você ainda não conhece a AltruS, clique aqui e veja os projetos apoiados. Para ser um voluntário, basta preencher este formulário no site.


;
;