Conheça os principais tipos de trabalho voluntário

Para quem deseja ajudar o próximo, a diversidade de tipos de trabalho voluntário é uma oportunidade para se engajar em uma causa. E, ao mesmo tempo, permite se envolver em alguma área do seu interesse.

Para a atuação social realmente motivar o voluntário, é fundamental escolher uma causa do seu interesse ou mesmo da sua aptidão. Até porque existem pessoas com mais facilidade para interação com crianças, idosos ou animais. Ou ainda, aqueles que preferem uma participação mais técnica, como colaborando na comunicação de uma instituição.

Com essa variedade de causas sociais, os interessados podem escolher os tipos de trabalho voluntário que mais gostam.

Quais os tipos de trabalho voluntário?

Atualmente, o voluntariado caminha em diferentes frentes na sociedade e ajuda na vida de diversos grupos. Tanto crianças, adultos vulneráveis, idosos, mas também animais e até mesmo o meio ambiente. Saiba mais formas e tipos de trabalho voluntário!

  • Assistência social

A participação na área de assistência social tem como principal objetivo dar suporte e estrutura para pessoas em situação de vulnerabilidade. Seja uma moradia precária, falta de dinheiro para necessidades básicas como alimentação e vestimenta, moradores de rua, entre outras. 

  • Cultura e educação 

Existem diversas iniciativas sociais na área de educação e cultura. Um exemplo são os cursinhos populares que ajudam estudantes de baixa renda a tentar o ingresso no ensino superior. Além disso, há projetos de alfabetização, teatro, dança, entre outras ações culturais e educativas.

Outras causas educacionais envolvem a qualificação de profissionais para desenvolver habilidades e aptidões. São programas para ensinar profissões como marceneiro, garçom e até mecânico. O que permite tirar pessoas de situação de risco e dar dignidade e qualidade de vida. 

  • Direitos humanos e cidadania 

Alguns projetos são destinados ao acesso universal dos direitos básicos e cidadania. Por exemplo, aqueles direcionados a pessoas vulneráveis socialmente, como transexuais e imigrantes. Até porque, na maioria das vezes, eles desconhecem os próprios direitos e são expostos a situações de intolerância e violência.

Ler tambémComo funciona o empreendedorismo social

  • Esportes 

São diversas iniciativas mostrando que é possível mudar de vida por meio do esporte e da inclusão proporcionada por ele. Com isso, crianças e adolescentes, principalmente em situações de risco, têm a chance de desenvolver habilidades esportivas.

Da mesma maneira, esse jovens podem ter uma nova perspectiva a partir da interação e das oportunidades geradas pelo esporte.

  • Meio ambiente 

Entre os tipos de trabalho voluntário também estão aqueles voltados ao meio ambiente. Enquadram-se neste caso: iniciativas de reflorestamento, proteção da flora, educação ambiental, reciclagem e reuso, descarte correto de produtos, entre outros.

Um dos trabalhos mais conhecidos nessa causa social é do Greenpeace, uma ONG com atuação mundial. Seu foco está em alertar os problemas provocados pelo homem na natureza.

Ler tambémO que é e como surgiu o altruísmo?

  • Proteção animal 

Muitas pessoas gostariam de se relacionar mais com causas de proteção animal. Esse tipo de ação envolve salvar animais em situações de risco, manter abrigos, realizar a soltura de animais silvestres, conscientizar sobre a importância da fauna e outras iniciativas relevantes para o planeta.

É importante lembrar que é bastante comum atividades que atentam contra os animais. Não só os domésticos, mas também os silvestres. Vale citar a pesca predatória, a caça a espécies ameaçadas de extinção, o tráfico de pássaros silvestres, entre outros.

  • Saúde

Também existem iniciativas destinadas à área de saúde. Por exemplo: interação e suporte a pessoas com câncer, visitas em lares de idosos para fazer companhia, doação de medicamentos para instituições da área, entre outras.

Outra organização tradicional neste segmento é o Médicos Sem Fronteiras. Recentemente, a ONG participou da campanha contra a epidemia de ebola na África.

A tecnologia unindo voluntários e causas sociais

Com o objetivo de conectar pessoas que querem fazer trabalho voluntário com organizações sérias que precisam dessa ajuda, surgiu a Altrus. Trata-se de uma plataforma que já atua com diversas causas nas áreas de educação, meio ambiente, proteção animal, assistência social, cultura, direitos humanos e outras.

Para escolher os tipos de trabalho voluntário, basta se cadastrar aqui e selecionar a organização desejada ou a causa social que você procura. A AltruS exibe as ações para apoiar, seja com tempo, produtos ou recursos financeiros, provendo voz, acesso e ajuda a essas iniciativas.

Além disso, caso você esteja envolvido em algum tipo de instituição, pode cadastrá-la para expandir a rede de voluntários. Faça parte da rede AltruS acesse agora!


;
;